Em setembro de 2021, foi regulamentado pelo INPI o registro de marcas de posição no Brasil. Essas marcas são marcas registradas que se diferenciam das demais por terem a função de representar especificamente a forma em que a marca é inserida no produto, com um ou mais elementos gráficos localizados em pontos estratégicos do item. As marcas de posição são bastante utilizadas nos ramos da moda, design e embalagens, com o papel de proteção dos principais símbolos da empresa e dos seus produtos. Elas são uma ótima maneira de destacar sua empresa no mercado, visto que têm o poder de fortalecer a marca e fazê-la ser lembrada pelo público. Para esclarecer o que são essas marcas, vejamos alguns exemplos. As 3 listras da Adidas são um grande caso de marca de posição, já que diferencia a empresa das outras marcas esportivas. O N nos calçados da New Balance é outro forte exemplo de posição da marca. Além dessas, podemos pensar na sola vermelha dos sapatos Louboutin ou no M do McDonalds, grandes empresas que se destacaram devido aos elementos gráficos de seus produtos. Para pedir o registro de uma marca de posição no INPI, são necessários: o reconhecimento da marca por parte dos clientes; o posicionamento incomum e permanente do elemento gráfico no produto; a capacidade de individualizar o produto. Quer registrar sua marca no INPI? Conte com a Single!