Você já parou para pensar por que as Tintas Renner e as Lojas Renner podem ter o mesmo nome? E a Lindows, pode ser assim chamada mesmo com a existência do Windows? Continue lendo esse texto e entenda porquê essas marcas podem coexistir!
A colidência de marcas acontece quando marcas são parecidas o suficiente para confundir o cliente. Essa situação pode acontecer quando há semelhanças na identidade visual, slogan, nome, cores, fontes ou em outros elementos, e pode resultar até mesmo em disputas legais entre as empresas.
Existem dois tipos de colidência, a por semelhança e a por associação. A colidência por semelhança ocorre quando as marcas são muito semelhantes, o que pode confundir o consumidor. Já a colidência por associação acontece quando as marcas não são parecidas, mas podem ser associadas uma à outra.
Os casos citados anteriormente são algumas das famosas situações em que marcas podem ser confundidas pela semelhança entre seus nomes. Esse também é o caso de empresas como a Apple Inc. e a Apple Corps, João Andante e Johnnie Walker e Starbucks e Starbox.
Para evitar a colidência, você deve escolher um nome e logotipo únicos, certificando-se de sua exclusividade e autenticidade. Além disso, você pode realizar uma pesquisa de marcas registradas, atentar-se à legislação, ficar de olho no mercado e registrar sua marca no INPI com a Single! Quer saber tudo sobre marcas e registro de marcas? Continue acompanhando nosso blog!